sexta-feira, 2 de abril de 2010

Katarzyna Kozyra: transferindo referências...

Katarzyna Kozyra. "Boys". Vídeo e Fotografias. 2001-2002.

Para dar continuidade à série de apresentações da obra da artista plástica Katarzyna Kozyra, o Blog Arte Paralela traz a obra intitulada "Boys" que são pequenos vídeos de 3 a 4 minutos de duração, também acompanhados por fotografias quando expostos.
Antes de qualquer citação ou questionamento à obra, é importante sua apreciação já que a imagem diz tanto e mesmo que exista um texto que a acompanhe, sua impactante presença já é o suficiente para que o debate ao qual a obra suscita, seja iniciado.
Como foi visto anteriormente na obra "Womens at bathhouse" o diálogo que a artista procura estabelecer entre sua obra e seus possíveis observadores, diz reipeito ao gênero feminino e  as questões que podem vir a aparecer desde seu embate. Ao "vestir" os "boys" com o órgão sexual feminino a artista revela, "literalmente", como seriam os homens, por um dado momento. A sensação de vestir-se - não no sentido da fantasia, e sim no sentido da sensação de transformação - é o que instiga a artista nessa obra, visto que não é um  "simples brincar de ser mulher" que mostram os garotos da foto; a discussão vai além do simples julgamento sobre a questão de gênero, tanto masculino, quanto feminino. Inúmeras leituras podem ser feitas... uma delas é a da possibilidade que sugere a artista, com a obra, de se propor o entendimento  de um sexo pelo seu oposto, a partir da "encarnação" do mesmo...

.

Siguiendo con la exposición de trabajos de la artista plástica Katarzyna Kozyra, el Blog Arte Paralela trae la obra intitulada "Boys" que son videos cortitos de 3 a 4 minutos de duración, que también se acompañan de fotos cuando son expuestos. Mas que nada, es importante que se haga una breve apreciación de la obra, ya que su imagen puede hablar tanto sobre su temática que un texto quizás no la abordaría con tamaña importáncia.
Como se ha visto ulteriormente en el texto que hablara de la obra "womens at bathhouse", el diálogo que la artista trata de establecer entre la obra y sus posibles observadores, dice respecto a cuestión de género y a los temas que desde ello pueden aparecer. Al "vestirse" a los "boys" con el organo sexual femenino, la artista revela, "literalmente", como serían los hombres en un momento "x". La sensación de vestirse - no en el sentido del disfraz, sino que en el sentido de la transformación - es lo que instiga la artista en esa obra, ya que no es un simple "jugar de ser mujer" que muestran los chicos de la foto; la discusión va mas allá de un simple juzgamiento sobre la cuestión de género, tanto del masculino, como del femenino. Muchas lecturas pueden ser hechas... una de ellas es la posibilidad, que sugiere la artista, con la obra, de proponerse el entendimiento de un sexo por el opuesto, desde la "encarnación" de lo mismo...

.

+ sobre la artista: