A convite da artista, escrevi o texto de apresentação de sua obra, acontecimento este que me gerou imensa felicidade por viabilizar essa comunicação virtual entre Brasília e Buenos Aires(cidade onde moro) e, de certo modo, legitimar minha profissão de crítica de Arte.
.

Invitada por la artista, redacté el texto de presentación de su obra,
acontecimiento este que me resultó mucha alegría por poder viabilizar la comunicación virtual entre Brasília y Buenos Aires (ciudad donde vivo) y, de cierta manera, legitimar mi profesión de crítica de Arte.
acontecimiento este que me resultó mucha alegría por poder viabilizar la comunicación virtual entre Brasília y Buenos Aires (ciudad donde vivo) y, de cierta manera, legitimar mi profesión de crítica de Arte.
.
DO PROFUNDO DA TERRA, O CERNE PARA A COMPOSIÇÃO.
A terra, tanto como matéria de composição plástica como suporte, caracteriza a obra de Luiza Mader. Nela, a artista expande tal significação por meio de sua visível poética: um verdadeiro complexo de cores surge desde aglomerados pequenos e “grotescos”, que se organizam durante a pintura, até sutis linhas que suavizam a composição e sobrevoam por toda a imagem.
Por Luisa Brandt.
Obrigada a todas e todos que contribuiram para esse evento acontecer (Denise Brandt e Fábio Baroli pelas fotos e Helena Mader pela correção do texto).
Quem ainda não passou pela exposição, não deixe de conferir!
http://arteparalela.blogspot.com/2010/02/luiza-mader-dialogos-profundos.html
Por Luisa Brandt.
Desde a terra – e seu submundo entremeado, suas tantas texturas, sua organicidade leve, por ora densa – a artista plástica Luiza Mader retira o material ideal e que corresponde às suas expectativas para a produção da obra Terrenos.
A série surgiu em 2009 em dimensões menores, porém já trabalhada a partir do conceito de transladação: desvincula-se a terra do seu lugar de ocupação natural, altera-se a função dessa matéria, que passa a ocupar um lugar pictórico. Seguindo essa dinâmica, em sua versão site specific, as pinturas sobre madeira geram a visualidade plástica desejada para a série de trabalhos da artista. A mistura cautelosa de materiais como a linha de costura, a encáustica, a resina laca, as folhas de ouro e os fios de cobre, se combina sinuosamente com as tramas da tela tule e com os diversos matizes do composto usado.

Terrenos são pinturas que conversam sobre íntimos segredos, e que, aos poucos, revelam – na condição de sua exposição no “terreno ar” – a simplicidade de um grão de terra e de uma gota de cera. Transportados a uma dimensão que os olhos podem ver, esses materiais transmitem a poesia que se esconde sob duras caminhadas, no profundo das gerações, na durabilidade do tempo.
.
DE LA PROFUNDIDAD DE LA TIERRA, EL CORAZÓN DE LA COMPOSICIÓN.Por Luisa Brandt.
Desde la tierra - y su mundo subterráneo entrelazado, sus muchas texturas, su liviana organicidad, por ora densa - la artista plástica Luiza Mader hace de este material lo ideal y que corresponde a sus expectativas para la producción de la obra Terrenos.
La serie se inició en 2009 en dimensiones más pequeñas, pero siguió trabanjado a partir de la noción de transposición: retira la tierra de su lugar natural de ocupación, altera su función y la hace ocupar un lugar pictórico. La raíz de esta versión se exhibe en site specific, las pinturas sobre madera generan el aspecto visual deseado para la serie de obras de la artista. Una cuidadosa mezcla de materiales como el hilo de coser, la encáustica, la resina laca, las hojas de oro y cobre, se combinan sinuosamente con los hilos de la tela de tul y con los diversos matices de la mezcla utilizada.
La tierra, tanto en lo que respecta a la composición plástica como al soporte, caracteriza la obra de Luiza Mader. En ella, la artista amplía este significado a través de su visible poética: un complejo de colores se crean y van desde de pequeños granos "grotescos", que se organizan durante la pintura, hasta líneas sutiles que suavizan la composición y “vuelan” sobre toda la imagen.
Terrenos son pinturas que hablan sobre los secretos íntimos, y que revelan poco a poco - con la condición de que su exposición - en el espacio "aire-tierra" - la simplicidad de un grano de tierra y una gota de cera. Transportados a una dimensión que los ojos pueden ver, estos materiales transmiten la poesía que se esconde bajo caminatas vigorosas, en lo profundo de las generaciones, en la durabilidad de tiempo.
.
Obrigada a todas e todos que contribuiram para esse evento acontecer (Denise Brandt e Fábio Baroli pelas fotos e Helena Mader pela correção do texto).
Quem ainda não passou pela exposição, não deixe de conferir!
Gracias a todas y todos que contribuyeron para que ocuriera el evento (Denise Brandt y Fábio Baroli por las fotos y Helena Mader por la corrección del texto).
+ sobre a artista:
http://arteparalela.blogspot.com/2010/02/luiza-mader-dialogos-profundos.html
muito bom lu! adorei o nosso intercâmbio artístico! vida longa ao blog, às críticas, pesquisas,ao diálogo fértil e produtivo!
ResponderExcluirsuper beijos
Muito bem escrito, Lu!
ResponderExcluirQue orgulho da minha amiga crítica de arte :)
E que apareçam mais oportunidades como essa!
Beijão